Dieta mediterrânea pode reduzir o risco de diabetes, colesterol alto, demência, perda de memória, depressão e câncer de mama, apontam estudos.
As medalhas de ouro estão se acumulando. Pelo sexto ano consecutivo, o estilo de alimentação mediterrâneo ganhou o título de melhor dieta geral, de acordo com as classificações de 2023 anunciadas na terça-feira pelo US News & World Report. As refeições do ensolarado Mediterrâneo também ficaram em primeiro lugar nas categorias de melhor dieta para uma alimentação saudável e melhor dieta baseada em vegetais, disse o relatório.
Em duas novas categorias adicionadas para 2023, a Alimentação Mediterrânea empatou com Mudanças Terapêuticas no Estilo de Vida (TLC, em inglês) para redução do colesterol e as dietas flexitarianas como a melhor dieta familiar, e com Abordagens Dietéticas para Controle da Hipertensão (DASH, em inglês) para a melhor dieta para a saúde dos ossos e articulações.
“Estamos sempre procurando por mais condições de saúde que possamos abordar. Mas muitas vezes não há dados científicos suficientes examinando a dieta X e a condição X”, analisa especialista que supervisiona a classificação de dieta anual.
“No entanto, a saúde dos ossos e articulações é uma área em que há uma boa quantidade de literatura científica”. “Também reconhecemos que nossa população está envelhecendo, portanto, focar em dietas que possam aumentar a qualidade de vida entre os indivíduos mais velhos é um elemento importante”.
Também novo este ano: os revisores classificaram apenas 24 dietas em vez das 40 ou mais dietas analisadas nos últimos anos. Cinco dietas da lista original – vegetariana, vegana, nórdica, tradicional asiática e índice glicêmico – foram integradas pelos juízes à mediterrânea e em outras dietas devido aos seus princípios subjacentes à base de plantas.
“A mensagem para levar para casa aqui é o reconhecimento de que a dieta mediterrânea não é realmente apenas sobre os alimentos ao redor do Mediterrâneo”. “Você pode aprender as lições e a abordagem do padrão alimentar mediterrâneo e aplicá-lo a qualquer cozinha de qualquer país”




Nenhum comentário
Postar um comentário