Desde o dia 01 de janeiro de 2023, o novo salário mínimo já está vigente em todo o país. O reajuste foi aprovado pelo Congresso Nacional no final de dezembro do ano passado e deverá afetar milhões de pessoas.
Ao longo de 2022, diversos debates foram feitos em relação ao salário mínimo. O Ministério da Economia, do então governo Bolsonaro, realizou projeções diferentes para a elevação dos valores, geralmente baseadas na projeção da inflação anual.
De acordo com o que foi aprovado pelo Congresso, o salário mínimo em 2023 é de R$ 1.320. O valor representa um aumento de 8,9% se comparado com o piso nacional anterior, de R$ 1.212.
Estima-se que, com o novo salário mínimo, o trabalhador volte a ter um ganho real do cerca de 2,8% no poder de compra. Isso quer dizer que houve uma reposição superior ao que é medido pela inflação, dando na prática a opção de um orçamento ligeiramente maior para as famílias.
O governo acredita que a inflação, medida meio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), será de cerca de 5,8%. O resultado final ainda não foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas deverá ser revelado já no mês de janeiro.
Alguns benefícios pagos pelo governo federal são baseados no salário mínimo vigente. Portanto, com a modificação do valor dos pagamentos do piso nacional, os repasses também serão elevados para o mesmo patamar.
 


 

 
 

Nenhum comentário
Postar um comentário